“Responsabilidade Social e ética: os novos desafios para o marketing “

28-06-2013 11:00

Artigo Blogue Mercado Puro/Jornal Meia Hora

Responsabilidade Social e ética: os novos desafios para o marketing “

Num novo mundo globalizado, com clientes mais informados, exigentes e “conscientes”, enquadrados num novo clima (social, ambiental e político) que deriva acima de tudo de uma nova realidade económica, os “marketeers” das empresas encaram novos desafios, que há alguns anos atrás, apesar de já se manifestarem timidamente, começam agora a impor-se: são eles responsabilidade ética e social.

São muitos os que defendem hoje que, para as empresas fidelizarem os seus clientes (factor critico num cenário de crise e incerteza), não basta às mesmas orientarem o seu marketing para o consumidor, serem inovadoras ou construírem valor para o seu negócio a longo prazo (estas três condições são, hoje em dia, básicas). Há novos desafios e novos paradigmas que se começam a revelar. Hoje, mais do que uma missão orientada para o negócio, as próprias empresas têm que se construir sobre uma missão “social”, em que toda a estratégia de marketing se estrutura sobre os interesses de longo prazo dos clientes e também da própria sociedade, não bastando a satisfação imediata dos clientes.

Neste novo “mundo” temos ainda que actuar (e de uma vez por todas) dentro da legalidade, baseando as nossas próprias propostas de valor sobre princípios éticos fortes e de integridade inquestionável, consciência colectiva e bem-estar de longo prazo dos clientes. E será dentro destas novas regras que o jogo se vai ganhar. Qualquer responsável de marketing e produto que não assimilar o mais rapidamente possível este novo paradigma poderá vir a perder, irremediavelmente, o comboio do sucesso sustentado. 

António Galvão Lucas jr, Empresário