Apoios ao Empreendedorismo: algumas opções.
Nos próximos dias partilharei no site algumas alternativas que estão disponíveis para empreendedores que querem criar a sua empresa.
Comecemos pelo PAECEPE.
Programa de apoio ao empreendedorismo e à criação do próprio emprego (desenvolvido pelo IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional)
Este tipo de apoio ao empreendedorismo está vocacionado para a criação do próprio emprego e/ou a criação de empresas de pequena dimensão que contemplem a criação de postos de trabalho e a dinamização das economias locais. Eis um breve resumo do programa:
Quem são Os Destinatários?
Beneficiários das prestações de desemprego que apresentem um projeto que origine, pelo menos, a criação do seu emprego a tempo inteiro.
Qual o Projeto-Tipo?
Criação do próprio emprego através da criação de empresas ou da aquisição de capital social de empresa existente, que decorra de aumento de capital social.
Quais os Apoios possíveis?
Este programa permite beneficiar do pagamento, total ou parcial, do montante global das prestações de desemprego, isoladamente ou em cumulação com crédito bonificado e garantido (MICROINVEST ou INVEST+).
Nota: O montante pago, total ou parcialmente, das prestações de desemprego, deve ser aplicado, na sua totalidade, no financiamento do projecto, podendo ser aplicado em operações associadas ao projecto, designadamente na realização de capital social da empresa a constituir. Todos os projectos beneficiam do apoio técnico à criação e consolidação dos projectos que obtenham financiamento: Estes apoios técnicos são assegurados por uma rede de entidades/serviços de apoio ao empreendedorismo credenciadas pelo IEFP ou, se o projeto for integrado no Programa Nacional de Microcrédito, pelas entidades anteriormente referidas ou pelas entidades representativas do setor cooperativo e da economia social que integram a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social – CIRL (CASES).
Processo de Candidatura:
O requerimento é dirigido ao Diretor do Centro Distrital do Instituto da Segurança Social, I. P. (ISS) da área de residência do requerente e apresentado no Centro de Emprego.
Para além do requerimento deve ser apresentado o projecto de criação do próprio emprego.
No seguinte link podes fazer o download do programa em formato PDF:
https://www.iefp.pt/apoios/entidades_sem_fins_lucrativos/Documents/PAECPE%20-%20Apoio%20T%C3%A9cnico%20-%20Regulamento.pdf
Informação retirada do site www.iefp.pt